terça-feira, 29 de março de 2011

Fios da Memória.... Tecendo nossa historia ....

A Arte de Tecer

A tecelagem é a arte de entrelaçar fios e de os cruzar entre si de forma ordenada. O resultado desta arte é o tecido. A história e a distribuição geográfica da tecelagem encontravam-se muito unidas; alguns arqueólogos garantem que esta arte existe há 32.000 anos.

Já em tempos muito remotos o homem deixou de matar animais para deles aproveitar o leite, as crias, o pêlo, a lã, etc.

A população do período paleolítico inventou uma maneira de fiar fibras e de as tecer, conseguindo assim meios para fabricar tecidos.

Depois, o que começou apenas por necessidade, transformou-se num meio de definir a classe social, o clã, a etnía, o povo a que se pertencia.

Antes de Cristo, no norte da Europa e na Índia já se trabalhava o cânhamo. Os países mediterrâneos tiveram grandes mestres na arte de fiar, tingir e tecer a lã das ovelhas.

Na Ásia, a China antiga produzia a seda e na América, que ainda não havia sido descoberta, os povos indígenas das montanhas sabiam aproveitar a lã das alpacas e as flores do algodão nas zonas mais quentes.

Tudo o que sabemos hoje da arte de tecer, já existia há 2000 anos. Esse saber demorou muito a atravessar fronteiras. Nos séculos XV e XVI iniciam-se as viagens às novas terras, feitas em barcos a vela (que tinham de ser tecidas).

Por meio dessas viagens há maior troca de artesãos que passam a ensinar técnicas de outros países. A partir do século XVIII o tear cai em desuso e o princípio da industrialização no século XIX, com a era moderna, não deixam espaço para uma atividade manual que requer muito trabalho humano, atenção, tempo e criatividade.

Devemos ao movimento Hippie a retomada do tear manual, com a necessidade de valorizar a criatividade e fazer algo com suas próprias mãos.

"Apesar das transformações sofridas desde a Idade da Pedra, a tecelagem nunca deixou de ser a amiga calma e útil dos povos da Terra."

Rosita

Nenhum comentário:

Postar um comentário