sexta-feira, 9 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - OFICINAS


Aconteceu na ACAA em 18/06/13
As atividades de artes e demais oficinas estão entre as principais ferramentas utilizadas pela arqueologia pública, na educação patrimonial. Estas podem ser realizadas com diversos públicos, em exercícios práticos, divertidos e criativos.

Tais oficinas possuem grande eficácia porque informam e suscitam reflexões acerca da arqueologia, a cultura e o patrimônio. Assim sendo, os participantes passam a identificar-se com o patrimônio cultural, e, a partir dessa apropriação do patrimônio como pertencente à comunidade, esta sensibiliza-se com relação à preservação do mesmo.

As oficinas mencionadas abaixo foram realizadas diversas vezes por nossa equipe, tendo eficiência comprovada, e um bom retorno do público nas discussões. Desta maneira, as apresentamos como propostas de ação na educação patrimonial.

1)Contador de Histórias:


As mitologias de diversas culturas, dentre elas indígenas e africanas, são patrimônios imateriais da cultura brasileira, que se manifestam na dança, nos gestos, na religiosidade, nas canções, nas crenças, nos hábitos alimentares e na maneira de ver o mundo ao nosso redor. 
A atividade lúdica narrativa, musical e cênica desses mitos despertama curiosidade de pessoas de todas as idades.


A contação dessas estórias tem por objetivo a valorização do nosso patrimônio cultural imaterial e material, indígenas e africanos. Assim como a reflexão sobre a importância desses povos e seus mitos como constituintes da nossa identidade cultural brasileira.
Ao mesmo tempo, essa atividade suscita a discussão acerca das relações entre sociedade, cultura e natureza, no presente e no passado. E mais importante, é um exercício de desconstrução de preconceitos e estereótipos com relação a esses e demais patrimônios culturais. A contação de histórias é em si uma difusão e divulgação do patrimônio imaterial, valorizando a oralidade, a dança, e as canções.





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